domingo, 24 de janeiro de 2010

A Lenda do Rhodesian Ridgeback




Existe uma antiga lenda entre os nativos da África do Sul que explica a origem da crista dorsal nos cachorros. Conta a lenda que em tempos muito remotos existiu uma aldeia Hotentote que estava sendo atacada por um terrível leão. Os habitantes, aterrorizados, nem sequer se atreviam a sair para buscar alimentos e por essa razão os alimentos começaram a se tornar escassos.
Quando a situação se tornou insuportável, decidiram comer os cachorros do povoado. Uma cadela prenhe, temerosa pelo destino de seus filhotes ao nascer, decidiu escapar do povoado. Mesmo correndo o risco de enfrentar o leão, saiu para procurar um covil apropriado para o nascimento de seus filhotes. Tempos depois, tentou regressar à aldeia seguida de sua numerosa prole, mas ao chegar um de seus filhotes foi capturado e devorado pelos famintos moradores. Desesperada, vendo que já não podia fazer nada para evitar o terrível destino de seus filhotes, a cadela decidiu por em prática a última alternativa que tinha: atacar o leão.
O encontraram dormindo à sombra de uma grande acácia. Aproveitando a surpresa inicial, a cadela e seus filhotes atacaram o leão, acuando-o e mordendo com bravura. Os nativos, alertados pelos latidos e rugidos selvagens que proviam da região, tomaram suas armas e correram apressados ao lugar.
O que foi visto lhes assombrou e horrorizou ao mesmo tempo: vários filhotes jaziam mortos, estripados pelas terríveis garras, enquanto os filhotes mais bravos arquejantes e cobertos de sangue, ainda encurralavam a fera. A cadela mordia com toda a força de suas mandíbulas o pescoço do leão, o qual, numa tentativa desesperada para escapar, lhe dilacerou todo o dorso com uma de suas afiadas garras.
Com um ataque certeiro, os nativos liquidaram a fera agonizante. Envergonhados pela sua covardia e agradavelmente assombrados pela coragem e bravura demonstrados pelos seus cachorros, levaram a nobre cadela e os filhotes sobreviventes para o feiticeiro. Ele rogou aos deuses que curassem os bravos animais e que também permitisse à cadela transmitir a sua futura descendência a marca que o leão havia deixado no seu dorso como prova de sua enorme coragem.
Desde então, todos os descendentes desta nobre cadela ostentam no dorso a marca em forma de punhal que os identificam como os Caçadores do Leão.

Nenhum comentário: