segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ALEGRIA


"Felicidade é uma palavra para um sentimento. Sentimentos são raramente compreendidos na hora. Eles são rapidamente esquecidos e quase sempre mal lembrados".


Semana passada uma amiga no trabalho me fez uma pergunta pessoal seguida da célebre frase: Não precisa responder caso não ache conveniente. Sem titubear um segundo prontifiquei a respondê-la. De todas as perguntas pessoais, a que ouvi realmente me surpreendeu: Lúcio, você é feliz? Nossa! Que pergunta obscena! Me desnudou, enrubesci (coisa não tão incomum assim) e respirei fundo. Sinceramente? Não sou! E acredito não ter sido Realmente Feliz em nenhum momento. Felicidade plena, que preenche vazios da alma? Não, não sei o que é isso.

Mas eis que na mesma semana tenho a perfeita oportunidade para conhecer a Alegria e não perdi tempo. Tá, perdi tempo sim, tive outras chances e o medo não me deixou aproveitar, mas dessa vez não! Tarde de sol e calor (e que calor), música no coreto e cultura na Liberdade. Encontrei a Alegria. Fui contaminado, contagiado, preenchido pela energia dessa Alegria. Ela, que estava sempre ali, tão pertinho enquanto eu deixava que o alcance se mostrasse tão distante...

Bem, quero responder aquela pergunta pessoal novamente. Vou mudar a resposta. Estou feliz, A Alegria me fez feliz e sinceramente, numa postagem não muito distante, irei quem sabe, provar que se não sempre, mas algumas das vezes, o meu primeiro parágrafo é desmentido, cai por terra por se tratar de uma história um tanto amarga de alguém que não encontrou Alegria no caminho de sua Felicidade.


(um pequeno detalhe: ser feliz é tão bom!!!!)

Um comentário:

Unknown disse...

A alegria é mais que uma premissa de felicidade, ela, por si, é uma sentença completa. Tudo se torna belo quando se há alegria na vida, até mesmo a tristeza. A alegria trás a tristeza em seu encalço, mas não aquela tristeza que nos rouba a vontade de viver e que nos sepulta a alma, ao contrário, a alegria nos faz ver a beleza que há na tristeza de quem é feliz. Falo da tristeza "boa", aquela que tansborda por nossos olhos ao contemplarmos um pôr-do-Sol, ao sentirmos o corpo vibrar de emoção com uma ária de Bach... A alegria nos faz SENTIR a beleza, desperta em nós a tristeza de admira-las com o coração. E por certo toda beleza é triste, toda beleza verdeira nos faz chorar porque nos faz sentir, nos torna melhores. Tenho pena é de quem não sabe ser triste, esse sim deve sofrer de uma doença grave. É o um alegrinho de alma vazia, incapaz de sentir aquilo que enxerga, deficiente dos olhos... Compreender a alegria e a tristeza, sentir intensamente a vida, entregar-se a emoção da contemplação do que é belo e puro é, certamente, tornar-se mais sábio.
Encerro meu "comentário" com uma citação de Adélia Prado que, como ninguém, compreendeu que a beleza, a alegria, e a tristeza são virtudes de uma alma plena de felicidade:
"SÓ PODE COM A TRISTEZA QUEM NUNCA PERDEU A ALEGRIA DE VIVER!

Espero, com toda a minha alma que a "Alegria" permaneça sempre presente na sua vida!

É mesmo verdade que ser feliz e compartilhar alegria é mesmo MUITO BOM!

Letícia