sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Capitulo QUATRO - "BAIANINHO"


“Baianinho”

_Onde está o aquele enrolado que não o vi até agora, meu Deus? Olha só como está essa tuia, parece até que a planta está arrepiada, de tanta ponta que ta aparecendo, quero isso podado ainda na parte da manhã. Dona Helena chega hoje de Campos do Jordão e todo mundo sabe como ela gosta do jardim bem cuidado. Alguém podia me fazer o favor de ligar pro Juarez imediatamente!

-Calma aí, dona Gisele, Chefinha, hoje eu tive que vir de bicicleta porque a patroa precisou da passaginha pra levar o menino no médico lá no centro! Quem diz isso é uma figura de voz fina e sotaque nordestino carregado, com a pele curtida pelo sol, grande sorriso franco e não mais de um metro e cinqüenta de altura.

-Juarez das Chagas, mas pode me chamar de Baianinho, o prazer é todo seu! Assim se apresenta o faz de tudo da família Martins. Contratado como limpador de piscina, hoje é uma peça quase que fundamental para o funcionamento da pequena mansão. Torneira pingando? Chama o Baianinho! Ralo entupido? Chama o Baianinho! Vidro quebrado, parafuso que não sai, lâmpada queimada e até a troca do óleo de algum carro, adivinha pra quem vai sobrar? Sempre que é convocado, chega o simpático empregado, que domina os diversos misteres dos afazeres domésticos, sabendo até mesmo a recorrer quando necessário, a uma prosaica gambiarra.

Solta mais uma de suas pérolas ao resolver um tremor incomodo da máquina de lavar roupas somente com o aperto de um alicate:

_Um homem sem um pedaço de arame e um tubo de cola-tudo no bolso pra mim não é homem.

-Olha que essa máquina já foi na assistência umas duas vezes dona Gisele, por isso falo pra patroa, não adianta insistir, não troco o nosso tanquinho por nada.

Mas dessa vez ele não pode ajudar, não entende muita coisa de plantas, por isso não quer se arriscar a mutilar a bela conífera sempre verde que enfeita o jardim principal da casa. Além de não ter o conhecimento específico para a tarefa, não possuía também as ferramentas necessárias. Apesar disso não ser um problema, pois era só pedir que o material lhe seria providenciado sem maiores perguntas.

-Melhor eles contratarem um jardineiro somente para podar essa arvore, senão isso vira mais uma das minhas obrigações. Ainda mais hoje, que pretendo passar o dia inteirinho limpando os filtros da piscina...

Nenhum comentário: